segunda-feira, 4 de abril de 2011

Cachorros contra o câncer? -


agosto 7, 2009

Os cachorros tem um dos melhores olfatos do reino animal. Basta dizer que cheiram entre mil e cem mil vezes melhor do que os humanos. Os cachorros tem dois bilhões de receptores no epitélio olfativo; os homens apenas 40 milhões. Com tal acuidade, podem detectar câncer na urina! Mas é preciso treiná-los. Como?
Fazendo-os cheirar a urina de pessoas que, sabidamente, têm câncer da próstata e a de pessoas sãs. Aleatoriamente, não seguindo uma ordem. Aprendem na forma de sempre: gratificando quando acertam, mas não quando erram. Logo logo associam o cheiro dos cancerosos com  a gratificação. São treinados a deitar em frente ao recipiente dos cancerosos e a continuar andando depois de cheirar os recipientes das pessoas sãs. Depois de fazerem entre 70 e 100 vezes os testes, os cachorros aprendem. A aprendizagem leva duas semanas.
É um teste muito, muito barato, que pode detectar o câncer logo no início, quando outros métodos não conseguem fazê-lo.

Animais domésticos e saúde física e mental

março 28, 2007

Segundo a pesquisadora Erica Friedmann, ter cachorros ou gatos aumenta a extensão da vida depois de um ataque cardíaco – e não tão pouquinho: 12% a mais. Além disso, a pressão sangüínea também é mais baixa. Outro estudo revela que somente dez minutos na companhia de um animal companheiro reduz a pressão arterial.
Uma estimativa afirma que a presença de um animal reduz a mortalidade por problemas cardíacos em 3%, o que significa 30 mil vidas somente nos Estados Unidos.
Uma das explicações para essa relação (de cuja existência muitos suspeitavam) passa por fatores psicológicos, como a depressão e a solidão, estimulando também risos, bom humor e carinho.
Tem mais: na média, os triglicerídios e o colesterol são mais baixos entre os que têm um animal doméstico.
Tem mais e mais: 70% das famílias relatam um aumento na felicidade depois de incorporar um animal à família.
Mas a relação positiva vai mais longe: viúvas e viúvos que têm cachorro, gato ou outro tipo de animal doméstico (por favor, nada de leões e tigres), suportam a viuvez melhor do que os que não têm, particularmente durante o primeiro ano, que geralmente é o mais difícil.
As pessoas com doenças graves, inclusive AIDS e câncer lidam melhor com a doença se tiverem animais domésticos. Aí entramos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário